O BRINCAR NAS ARTES VISUAIS

Autores

  • Marília Rafaela Escobar
  • Joyce Priscila Paulino
  • Tatiana Karina Sommer Marchi

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.35

Palavras-chave:

Arte, Ludicidade, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar como a ludicidade pode vir a contribuir para a expressão artística, nos alunos do Ensino Fundamental, de forma a considerar os instrumentos necessários para este processo que se faz em torno de jogos e brincadeiras. O brincar precisa ser concebido como uma linguagem que fala do próprio brincante, permitindo a criança ser autora da sua fala e de seus atos. Esse fato torna a atividade lúdica muito singular para cada criança, pois por intermédio do brincar ela encontra modos de falar em nome próprio e de si mesma. Isso implica a existência de uma dimensão subjetiva na atividade lúdica, onde é nesse contexto que a arte se faz presente, possibilitando tal subjetividade. Por meio da pesquisa bibliográfica, foi realizado um levantamento teórico, onde os estudiosos sobre o assunto puderam trazer a tona a questão da aprendizagem em arte, através do estímulo lúdico. Como se pode ver no texto a seguir, estes pressupostos foram levantados em formato de capítulos, que abordaram cada evolução do estudo.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

ESCOBAR, Marília Rafaela; PAULINO, Joyce Priscila; MARCHI, Tatiana Karina Sommer. O BRINCAR NAS ARTES VISUAIS. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–16, 2024. DOI: 10.69807/2966-0785.2024.35. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/35. Acesso em: 24 dez. 2024.

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