AS DIFERENTES POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS NA CARREIRA DE UM PEDAGÓGICO

Autores

  • Gabriela Mariano Bersanett
  • Alessandra Castro Busolin
  • kelly Cristina Alves Paes
  • Edilene Maria Rivera

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2025.142

Palavras-chave:

Pedagogo, Dificuldades de Aprendizagem, Estratégias

Resumo

O pedagogo desempenha um papel essencial para o desenvolvimento e o bem-estar dos indivíduos, especialmente no que se refere ao apoio tanto no aspecto cognitivo quanto no emocional, no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a atuação do pedagogo no diagnóstico de dificuldades de aprendizagem, como dislexia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) e outras condições, permite que o tratamento e a adaptação pedagógica sejam realizados de maneira mais eficaz. Isso ajuda a promover um ambiente escolar mais inclusivo e a garantir que cada estudante tenha as condições necessárias para se desenvolver plenamente. Esse profissional avalia as dificuldades de aprendizagem, procurando entender as causas, sejam elas cognitivas, emocionais ou sociais, e orienta o desenvolvimento de estratégias de intervenção para superar esses obstáculos. Dentre as suas atribuições está a de oferecer suporte aos professores, bem como à família, ajudando-os a entender melhor as reais necessidades do aluno, fornecendo orientações sobre como promover um ambiente de aprendizagem mais adequado e saudável. A pedagogia, portanto, é uma área que vai além da simples transmissão de conhecimento, abrangendo a construção de um ambiente de aprendizagem que respeita às características e necessidades de cada aluno.

 

Referências

GUEDES, et al. Relação família e escola no contexto brasileiro. Disponível em: https://revistaft.com.br/relacao-familia-e-escola-no-contexto-brasileiro-com-foco-na-psicologia-escolar/. Acesso em: 10 de mar. de 2025.

VIGOTSKI, L. S. 2003. Psicologia Pedagógica. Tradução: Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed.

BARKLEY, Tussell A. Transtorno de déficit de Atenção/Hiperatividade - TDHA. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HENNEMANN, Ana L. Neuropsicopedagogia Clínica: Relatório de estágio. Novo Hamburgo: CENSUPEG, 2012. MALUF, Ângela Munhoz. Brincar Prazer e Aprendizado. 4. ed. Petropólis: Vozes, 2003.

LIBÂNEO José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5 ed Goiânia: alternativa, 2004.

PIMENTA, S. G. et Al. Pesquisa colaborativa na escola como abordagem facilitadora para o desenvolvimento da profissão de professor. In: Marin, A j. (Org). Educação Continuada. Campinas: Papiros, 2000.

TABAQUIM, Maria L. M. Avaliação Neuropsicológica nos Distúrbios de Aprendizagem. In Distúrbio de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. Org. Sylvia Maria Ciasca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003

Publicado

2025-08-07

Como Citar

BERSANETT, Gabriela Mariano; BUSOLIN, Alessandra Castro; PAES, Kelly Cristina Alves; RIVERA, Edilene Maria. AS DIFERENTES POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS NA CARREIRA DE UM PEDAGÓGICO. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 1–11, 2025. DOI: 10.69807/2966-0785.2025.142. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/142. Acesso em: 26 set. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.