O ENSINO DA ARTE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.41Palavras-chave:
Motivador, Criatividade, Desenvolvimento, AprendizagemResumo
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino da arte como motivador da criatividade em sala de aula desde a educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, atendendo crianças de zero a três anos na creche, e de quatro a cinco anos na pré-escola, bem como e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem, que proporciona a valorização da capacidade e a importância do ensino da arte desde os primeiros anos escolares como prática pedagógica, a exploração do imaginário como um elemento lúdico e o desenvolvimento do educando. Este artigo é norteado em um estudo bibliográfico sobre a temática do estudo da arte, buscando suporte teórico metodológico, objetivando contribuir para que os alunos tenham uma proposta de ação pautada nos valores éticos, morais afetivos através do ensino da arte. O educador deve promover esse elo entre os envolvidos, focando no desenvolvimento da criança articulando esse cenário, mostrando formas de convivência que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano. Ainda neste trabalho serão abordados o universo construído através da arte para contribuir para a aprendizagem.
Referências
ARAÚJO Jefferson Flora Santos; LIMA Marilia Freires. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Disponível em:<https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem>. Acesso em: 19 de nov. de 2023.
DIAS, Reinaldo. Fundamentos da sociologia geral. Campinas -SP; Editora Alínea, 2010.
FERREIRA, A. B. de H. Mini Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
FILATRO, A. As teorias pedagógicas fundamentais. In: Litto, M.F. Educação: estudo da linguagem. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação. São Paulo, Avercamp, 2005.
KENSKI, Vani. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, Papirus, 2005.
OLIVEIRA NETTO, Alvim Antônio de. Metodologia da Pesquisa Científica – Guia Prático para a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 3ª edição Florianópolis, SC: Visual Books, 2008.
ORLANDI, Eni. Os protagonistas do/no discurso. Foco e pressuposição. Série Estudos 4. Uberaba: Fac. Santo Tomás de Aquino, 1978, p.30-41.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RUSSO, Maria de Fátima. Alfabetização, um processo em construção. 6. ed.São Paulo: Saraiva, 2012.
SOUZA, Antônio Carlos; FIALHO, Francisco Antônio Pereira; OTANI, Nilo. TCC métodos e técnicas. Florianópolis, SC: Visual Books, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.