Fundamentos da Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.69807/2966-0785.2025.124Palavras-chave:
Educação,, Pensadores, AlfabetizaçãoResumo
Os pensadores abordados neste estudo trazem importantes reflexões para a área da educação e da alfabetização. Emília Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram uma nova visão sobre como as crianças aprendem a escrever, ao defenderem que esse processo se dá por meio da construção ativa do conhecimento, conforme apresentado na obra Psicogênese da Língua Escrita. Paulo Freire, por outro lado, abordou a alfabetização como um instrumento de transformação social, destacando a importância da consciência crítica e da prática educativa como ação libertadora. Já os teóricos Lev Vygotsky e Alexander Luria, ligados à psicologia histórico-cultural, ressaltaram como a linguagem e as interações sociais são fundamentais para o desenvolvimento mental. Jean Piaget, com sua teoria do desenvolvimento cognitivo, contribuiu com uma análise detalhada sobre como as crianças constroem o conhecimento ao longo das etapas da infância.Referências
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LURIA, A. R.; VYGOTSKY, L. S. A construção da mente: Fundamentos da psicologia histórico-cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
ANTUNES, Celso. Letramento e alfabetização: Uma prática reflexiva para os primeiros anos do ensino fundamental. Petrópolis: Vozes, 2014.
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. São Paulo: Loyola, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.