O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES DE ENSINO SOBRE FENÔMENOS REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS

Autores

  • Gislaine Maria Castello
  • Juliane Cristina Molena

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2025.128

Palavras-chave:

ensino de ciências, deficiência visual, ensino de química

Resumo

A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, com uma abordagem sobre o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, identificando as necessidades atuais para a melhor formação dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos científicos logo no início da escolarização. Os professores que lecionam ciências no ensino fundamental I são polivalentes, ou seja, precisam ter o domínio de várias disciplinas e cada uma apresenta características próprias de sua especificidade e os professores precisam desempenhar práticas eficientes em várias. Muitas são as dificuldades que perpassam o ensino de ciências, e elas precisam ser superadas. Com base no levantamento bibliográfico realizado, a quantidade de pesquisas nessa área é escassa, principalmente quando a abordagem é para o ensino de ciências a alunos com deficiência visual, mais especificamente quando se trata do ensino de química, já que essa ciência é introduzida tardiamente na educação básica, ou seja, apenas nos anos finais do ensino fundamental. Para contribuir com a apropriação de conhecimentos científicos nos anos iniciais, este trabalho teve como objetivo desenvolver atividades de ensino de transformações reversíveis e irreversíveis, tanto para alunos com deficiência visual como videntes, por se tratar de uma atividade elaborada em uma perspectiva inclusiva.

Referências

ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Ensino de Ciências unindo a pesquisa e a prática, p. 19, 2004.

BANDEIRA, S. M. C. et al. Fundamentos epistemológicos da inclusão social e educacional dos deficientes visuais: estudo de funções a partir de um tabuleiro perfurado. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 8, p. 1-11, 2011.

BARBI, J. S. P.; MEGID NETO, J. A Saúde nos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise de documentos de referência. Ata do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–XI ENPEC, Florianópolis, 2017.

BATISTETI, C. B. et al. Uma discussão sobre a utilização da história da ciência no ensino de célula para alunos com deficiência visual. Encontro Nacional de pesquisa em educação em Ciências, VII, 2009.

BIAGINI, Beatriz; GONÇALVES, Fábio Peres. A experimentação com cegos e videntes nos anos iniciais do ensino fundamental. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas, Lindóia: ABRAPEC, 2015.

BRASIL, Casa Civil. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. 600p.

CAMARGO, E. P; NARDI, R.; LIPPE, E. M. O. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de termologia. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VII, Florianópolis, 2009.

CAMARGO, E.P. Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia. Revista Interciência & Sociedade, v. 1, p. 9-17, 2011.

CAMARGO, E.P. Ensino de Ciências e inclusão escolar: investigações sobre o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos. 1/1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 232 p.

CAMARGO, E.P. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. 1. ed. São Paulo: Unesp, 2012. v. 1. 260 p.

CAMARGO, E.P.; NARDI, R. Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de óptica para alunos com deficiência visual. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, N. 1, 2007.

CARVALHO, J. C. Q. et al. Uma proposta do uso do computador como ferramenta inclusiva de deficientes visuais em aulas de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VIII; Congreso Iberoamericano de Investigacion en Enseñanza de as Ciencias, I. Universidade Estadual de Campinas, 2011.

CASTRO, E. B.; PESSOA, W. R.; MOREIRA, A. S. Ensino de química nos anos iniciais: concepções da prática docente. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC,2017, Florianópolis-SC. Anais... Santa Catarina: UFSC, 2017.

COMARÚ, M. W.; COUTINHO, C. M. L. M. Para que incluir? Uma discussão sobre educação de alunos com deficiências, políticas públicas e as pesquisas em ensino de ciências. Atas do IX ENPEC–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, v. 10, 2013.

CORVALAN, A. R.; QUEIRÓS, W. P. Um panorama das publicações sobre o ensino de astronomia para alunos com necessidades especiais. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas, Lindóia: ABRAPEC, p. 1-8, 2015.

DAHER, A. F. B.; MACHADO, V. M.; GARCIA, J. S. Atividades Experimentais no ensino de Ciências: o que expõe o banco de dissertações e teses da CAPES. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–X ENPEC Águas de Lindóia, São Paulo, 2015.

DUCATTI-SILVA, K. C. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP, 2005

FERREIRA, G. K.; VOOS, I. C.; SANTOS, T. F. M. Acessibilidade para estudantes cegos e baixa visão: uma análise dos objetos educacionais digitais do Programa Nacional do Livro Didático de Física. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 7, 2015.

FRANÇA, V. V. O objeto da comunicação: a comunicação como objeto. In: HOHLFELDT, A. et al. (Org.) Teoria da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p.39-60.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlhas, 1999.

LIBARDI, H. et al. Pibid e a educação inclusiva de alunos com deficiência visual: materiais manipulativos e linguagem matemática para o ensino de ciências. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

LIPPE, E. M. O.; CAMARGO, E. P. de. Educação especial nas atas do ENPEC e em revistas brasileiras e espanholas relevantes na área: Delineando tendências e apontando demandas de investigação em ciências. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

LUPETTI, K. O. Teatro e divulgação científica: encontro ciência em cena. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

MOLENA, J. C. Ensino de química para alunos com deficiência visual: investigando a percepção de professores sobre o processo de conceitualização. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Araras, SP, 2018, 160 p.

MONTEIRO, A. F. B; ARAGON, G. T. Reflexões sobre o Processo de Formação de Conceitos Científicos em alunos com Deficiência Visual: Contribuições para Professores. Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–X ENPEC, 2015.

MORRONE, W. A., MST; AMARAL, L. H. Analogias e experimentação em eletrodinâmica baseadas no conhecimento sensível: um experimento para aprendizagem significativa de alunos deficientes visuais. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 7, 2009.

QUADROS, L. et al. Construção de tabela periódica e modelo físico do átomo para pessoas com deficiência visual. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2011.

RAZUCK, R. C. S. R.; GUIMARÃES, Loraine Borges; ROTTA, Jeane Cristina. O Ensino de Modelos Atômicos a deficientes visuais. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2011.

SANTOS, B. G et al. Pesquisas sobre ensino de Física para alunos com deficiência visual: um estudo exploratório. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, 2011.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, n.36, set/dez. 2007.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236>. Acesso em: 21 abr. 2019.

SASSERON, L. H. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1061-1085, 2018.

SATO, M. K.; DE MENDONÇA, C. A; BIZERRA, A. F. Os diálogos da Estação Biologia: conversas de aprendizagem em espaços não-formais de educação. Encontro nacional de pesquisa em educação em Ciências, v. 10, 2015.

SCHIRMER, S. H.; SAUERWEIN, I. P. S. Um mapeamento dos trabalhos sobre Livros Didáticos nos ENPEC. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 2015.

SILVA, R. T. et al. Contextualização e experimentação: uma análise dos artigos publicados na seção “Experimentação no Ensino de Química” da Revista Química Nova na Escola 2000-2008. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, 2009.

TATO, A. L.; BARBOSA-LIMA, M. C. A. Escrita matemática para alunos usuários do braille: análise do Colégio Pedro II. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VII. Florianópolis, SC, p. 1-9, 2009.

TROGELLO, A. G.; LANGHI, R. Objetos de aprendizagem: levantamento bibliográfico entre as revistas nacionais com melhor qualificação nos últimos cinco anos. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–ENPEC, v. 9, 2013.

VERASZTO, E.V.; CAMARGO, E.P.; CAMARGO, J.T.F. A percepção de licenciandos na área de Ciências da Natureza acerca da compreensão do conceito de luz por cegos congênitos. In: Encontro de Física 2016, XVI EPEF, 2016, Natal-RN. Anais... Natal-RN, 2016a, p. 1-9.

VERASZTO, E.V.; CAMARGO, E.P.; CAMARGO, J.T.F. A visão como requisito para conhecimento de fenômenos físicos: um estudo da opinião de licenciandos. In: Encontro de Física 2016, XVI EPEF, 2016 Natal. Anais... Natal-RN, 2016b.

VERASZTO, E.V.; CAMARGO, E.P.; CAMARGO, J.T.F. Cegueira congênita e a natureza da luz: análise estatística textual da percepção de professores em formação In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, X ENPEC 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais... ABRAPEC, 2015. v. 1. p. 1-8

VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L; CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, v. 7, n. 3, p. 853-876, 2012.

VIVEIROS, E. R.; CAMARGO, E. P. A pesquisa em Neurociência e suas implicações para o Ensino de Ciências: contribuições para o Ensino de Física em deficientes visuais. Encontro NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

ZANON, D.A.V. Ensinar e aprender Ciências no ensino fundamental com atividades investigativas: enfoque no projeto ABC na Educação.2005. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

Publicado

2025-07-19

Como Citar

CASTELLO, Gislaine Maria; MOLENA, Juliane Cristina. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES DE ENSINO SOBRE FENÔMENOS REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 2, n. 8, p. 1–21, 2025. DOI: 10.69807/2966-0785.2025.128. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/128. Acesso em: 25 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.