O BRINCAR NAS ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.35Palavras-chave:
Arte, Ludicidade, AprendizagemResumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como a ludicidade pode vir a contribuir para a expressão artística, nos alunos do Ensino Fundamental, de forma a considerar os instrumentos necessários para este processo que se faz em torno de jogos e brincadeiras. O brincar precisa ser concebido como uma linguagem que fala do próprio brincante, permitindo a criança ser autora da sua fala e de seus atos. Esse fato torna a atividade lúdica muito singular para cada criança, pois por intermédio do brincar ela encontra modos de falar em nome próprio e de si mesma. Isso implica a existência de uma dimensão subjetiva na atividade lúdica, onde é nesse contexto que a arte se faz presente, possibilitando tal subjetividade. Por meio da pesquisa bibliográfica, foi realizado um levantamento teórico, onde os estudiosos sobre o assunto puderam trazer a tona a questão da aprendizagem em arte, através do estímulo lúdico. Como se pode ver no texto a seguir, estes pressupostos foram levantados em formato de capítulos, que abordaram cada evolução do estudo.
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