RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO: “A ARTE DE ROMERO BRITTO”
DOI:
https://doi.org/10.69807/2966-0785.2025.132Palavras-chave:
Romero Britto, Projeto, arteResumo
O projeto "A Arte de Romero Britto" foi desenvolvido com alunos do 1º, 2º e 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de despertar o interesse pela arte, estimulando a criatividade, a percepção visual e a expressão artística. Através do estudo da vida e obra do artista Romero Britto, conhecido pelas cores vibrantes e formas geométricas, as crianças puderam explorar diferentes materiais e técnicas, desenvolver a coordenação motora fina e ampliar seu conhecimento cultural.As atividades foram realizadas de forma lúdica e participativa, promovendo o diálogo e a socialização entre os alunos. O projeto contribuiu para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes, conforme preconizam autores como Vygotsky e Sousa, além de estar alinhado às diretrizes da BNCC.Como culminância, foi realizada uma exposição dos trabalhos na escola, valorizando a produção dos alunos e envolvendo a comunidade escolar. O projeto foi muito bem recebido, apresentando resultados positivos no aproveitamento dos alunos e aprovação da gestão escolar.
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Liderança e Gestão Escolar: ambiente acolhedor e práticas de mediação na escola. (Trabalho de conclusão de curso). Itaituba–PA, 2010.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PPP – Projeto – Político – Pedagógico – EMSAC – Cáceres – MT.
REIS, R. Educação pela Arte. Lisboa: Universidade Aberta, 2003.
SANTOS, A.; GARCIA, T.; VALLEJO, A. Enciclopédia de Educação Infantil – Recursos para o desenvolvimento do currículo escolar, expressão musical-expressão corporal e dramatização. Lisboa: Nova Presença, 1997.
SOUSA, A.A Educação pela Arte e Arte na Educação: Bases Psicopedagógicas. 1º volume. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
VYGOTSKY, L.Imaginação e Criatividade na Infância. Lisboa: Dina Livro, 1934.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.