HABILIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALIADAS ÀS ESTRATÉGIAS E MATERIAIS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.13Palavras-chave:
Habilidades, Práticas Pedagógicas, ProtagonistaResumo
Esse trabalho objetivou apresentar as habilidades e práticas pedagógicas aliadas às estratégias e materiais de ensino, bem como o professor deve conduzir o seu trabalho, destacando o educador e os objetivos na realização das aulas. Este trabalho, é resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, analisou-se as competências pessoais e profissionais necessárias aos educadores nas diferentes etapas de sua atuação; as estratégias e práticas do professor e a escola são elementos fundamentais e inseparáveis na vida de um estudante. Espera-se assim compreender como o comportamento individual pode ser uma alternativa na promoção do crescimento do grupo de maneira colaborativa, em que os alunos assumem o seu papel como protagonista e constroem um projeto de vida, para tanto é necessário integrar socialmente os alunos e os professores. Conclui-se que existe a necessidade de constante atualização desse profissional, a fim de acompanhar as inovações que acontecem no campo educacional e, principalmente no mundo em que a escola vem de encontro às oportunidades.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 96p.
DOLZ, J. M.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. et al . Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004
FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez, 1983.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 9.ed. São Paulo: Loyola, 1990.
LIBÂNIO, J. C. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez,2005.
LIBÂNEO, J. C.. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. ______. Didática. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Magistério. Série Formação do Professor).
LDB. Leis de Diretrizes e Bases.
Disponível em:<https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11691973/artigo-26-da-lei-n-9394-de 20-de-dezembro-de-1996>. Acesso Em: 04 de maio de 2024.
MARCUSHI, Bete. Escrevendo na escola para a vida. In: E. O. Rangel; R.H. R. (orgs.) Coleção Explorando o ensino. Brasília, MEC, Secretaria de Educação Básica, 2010.
MORANDI, F. Introdução à pedagogia. São Paulo: Ática, 2008.
ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos de trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
PAULA, Geraldo Gilberto de. Karatê: esporte: tática & estratégica. São Paulo, SAVATER, F. Ibrasa, 1996. As perguntas da vida. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
PEROVANO E MELO. Laís Perpetuo e Douglas Christian Ferrari de. Práticas inclusivas / organizadores. – 2ª edição – Campos dos Goytacazes, RJ : Encontrografia, 2020. 176 p.
SANTOS N. M.C. Comportamento Organizacional. São João del-Rei, MG: UFSJ, 2011.
SOUZA, A. C.; FIALHO, F. A. P.; OTANI, N. TCC métodos e técnicas. Florianópolis, SC: Visual Books, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.