JOGOS, RECREAÇÃO E LAZER - O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO

Autores

  • Justo David Junior
  • Taís Regina Desidério

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.32

Palavras-chave:

Lúdico, brincadeiras, Crianças

Resumo

O intuito deste estudo é de analisar, junto à literatura, a relevância do divertimento com brincadeiras e jogos, no auxílio ao processo de inclusão e também a identificação de brincadeiras e jogos como instrumento de alfabetização. Com algumas pesquisas  bibliográficas e alguns artigos foi possível obter algumas conclusões diante do assunto “Lúdico e Educação”. Brinquedos, jogos e principalmente algumas brincadeiras passaram a ser atividades fundamentais da linguagem educacional. Ao brincar a criança passa a desenvolver novas técnicas de linguagem, pensamentos, concentração e criatividade. A criança não faz distinção e nem diferenças ao brincar, o que cria um ambiente de inclusão muito importante. Ela acaba criando laços afetivos com seus colegas de brincadeira que auxiliam no processo inclusivo. O resultado desta pesquisa aponta a grande importância da ludicidade em sala de aula. É o lúdico como importante ferramenta de aprendizagem cognitiva, afetiva e social, e, sendo fundamental para o professor organizar o tempo e os espaços, fazendo ele o papel de mediador e incentivador entre a criança e o brincar.

Referências

KISHIMOTO, Tisuko Morchida. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

FORTUNA, Tânia Ramos. Papel do brincar: aspectos relevantes a considerar no trabalho lúdico. Revista do Professor, Porto Alegre, 18(71): 9-14, jul.set. 2002

HAETINGER, Max; HAETINGER, Daniela. Jogos, recreação e lazer. IESDE: São Paulo, 2009.

OLIVEIRA, Eunice Eichelberger de. Piaget, Vygotsky e Winnicott: relação com jogo infantil e sua aplicação na área da psicopedagogia. Disponível em: http://www.abpp.com.br/artigos/61.htm. Acesso em: 14.05.2012.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

SOARES, Jiane Martins. A Importância do Lúdico na Alfabetização Infantil. Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1869. Acesso em: 14.05.2012.

GUIDETTI, Josieli e MOREIRA, Ariane. Lúdico: alfabetizar brincando. In: ANTUNES, Helenise S.. Trajetória Docente: o encontro da teoria com a prática. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino, 2005.

Portal Estado.edu, Disponível em:

http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,escolas-infantis-trocam-o-estudo-pela-brincadeira. Acesso em 7 de maio de 2017

Publicado

2024-08-19

Como Citar

JUNIOR, Justo David; DESIDÉRIO, Taís Regina. JOGOS, RECREAÇÃO E LAZER - O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–13, 2024. DOI: 10.69807/2966-0785.2024.32. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/32. Acesso em: 11 out. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.