A FÁBULA COMO FERRAMENTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana Cripa Bizon
  • Adriana Romancini Rebelato
  • Gisele Cristina Celtron da Silva

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.28

Palavras-chave:

leitura, literatura, fábulas, elementos da narrativa

Resumo

Este artigo propõe um ensino que aborda a leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como na esfera da literatura para o público infantil. Pretende-se com a inserção da literatura nesta etapa aplicar o “narrar” que é a mesma coisa que contar, ou seja, apresenta uma série de ações em episódios que se sucedem uns aos outros. O eixo de ensino é a leitura e interpretação de textos literários para o desenvolvimento de competências e habilidades, a proposta de ensino leva a aplicação do conhecimento nas mais diversas situações, colher a informação necessária do veículo de comunicação para depois aplicar no seu cotidiano as práticas mais comuns, como ler para estudar, trabalhar, buscar informação, atualizar-se e orientar-se. A leitura é um meio de comunicação necessário e só compreender e refletir não são suficientes. A leitura na literatura é um jogo de quebra-cabeças, no qual as linguagens vão se encaixando conforme o contexto linguístico e social onde o ser humano está inserido e se adapta confortavelmente no seu mundo. Ainda neste trabalho serão abordadas atividades com foco na estrutura do gênero fábula destacando os elementos da narrativa como o enredo, apoiando-se em alguns autores.

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, (2010)

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 3-Conhecimento do Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa; currículo na alfabetização; concepções e princípios: ano I; unidade I/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.

______. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, 5 jul. 2012. Seção 1, p. 22.

______. PCN de Língua Portuguesa e livro didático: O Ensino do sistema de escrita alfabética: Disponível em: //C:/Users/Curiel/Downloads/7167-25089-1-PB.pdf>. Acesso em 03 de jul. de 2024.

DOLZ, J. M.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. et al . Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FÁBULAS DE ESOPO. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Editora Moderna, 2001.

MARCUSHI, Bete. Escrevendo na escola para a vida. In: E. O. Rangel; R.H. R. ROJO (Orgs.) Língua Portuguesa no Ensino Fundamental de 9 anos e materiais didáticos. Coleção Explorando o Ensino. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

MONTEIRO LOBATO - Fábulas. São Paulo, Editora Brasiliense, 1966.

MOREIRA, Antonio Flávio B. CANDAU, Vera M. Currículo, conhecimento e cultura. In: BEAUCHAMP, Jeanete. PAGEL, Sandra D; NASCIMENTO, Aricélia R. do. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf>. Acesso em: 04 de jul. de 2024.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos de trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

ORLANDI, Eni. Os protagonistas do/no discurso. Foco e pressuposição. Série Estudos 4. Uberaba: Fac. Santo Tomás de Aquino, 1978, p.30-41.

SÃO PAULO, Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Códigos e linguagens. São Paulo: SEE, 2010.

SOUZA, Elaine Hernandez de. Os Discursos do Trabalho na Fábula “A Cigarra e a Formiga”. Revista Intercâmbio, volume XVII: 154-164, 2008. São Paulo: LAEL/PUC-SP. ISSN 1806-275x.

Publicado

2024-08-01

Como Citar

BIZON, Adriana Cripa; REBELATO, Adriana Romancini; SILVA, Gisele Cristina Celtron da. A FÁBULA COMO FERRAMENTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–16, 2024. DOI: 10.69807/2966-0785.2024.28. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/28. Acesso em: 24 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.