MALEFÍCIOS DO USO DO CELULAR DOS ALUNOS PÓS PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.73Palavras-chave:
Celular, Pandemia, Alunos, Interação FamiliarResumo
O presente trabalho vem abordar os malefícios do uso do celular pelos alunos pós pandemia.A infância é composta por transições biológicas e psicossociais, que possibilitam a aquisição de domínios motores, cognitivos e afetivos-sociais do desenvolvimento. Com o início da pandemia covid-19 em 2020 a OMS recomendou que fossem tomadas medidas preventivas, como o fechamento de escolas, assim como lugares públicos, fato que culminou em distanciamento de amigos e familiares. Esse distanciamento levou a uma maior aproximação das crianças com as tecnologias, aumentando com isso sua exposição às telas. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar os malefícios que o uso excessivo do celular pode causar as crianças e adolescentes, principalmente aos alunos. A metodologia adotada será uma análise bibliográfica de literatura, com ênfase em livros e artigos mais atuais e relevantes sobre o tem abordado. Conclui-se que o uso aumentado de celulares criou a possibilidade de distraírem-se com jogos, vídeos e participação em redes sociais. Entretanto, eles destacaram que preferem brincadeiras envolvendo atividade física do que simplesmente o uso de telas. Observa-se também ser de fundamental importância o acompanhamento feito pelos pais/responsáveis no estimulo à interação familiar.
Referências
CRUZ, Fernanda Alves Davidoff. O impacto do uso de mídias digitais na qualidade de vida de adolescentes. ed.2. Editora Atlas. São Paulo, 2021.
MONTANG, C; et al. Transtorno de comunicação na Internet e a estrutura do cérebro humano. ed.1. Editora Saraiva. São Paulo, 2023.
NAGUMO, Estevon; TELES, Lucio França. O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos. ed.1. Editora Manole. São Paulo, 2023.
PRETTO, N. de L. Reflexões: ativismo, redes sociais e educação. ed.3. Editora UFBA. Salvador, 2023.
SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. ed.3. Editora Paulus. São Paulo, 2023.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. ed.3. Editora Contraponto. Rio de Janeiro, 2022.
ZUIN, Vania Gomes; ZUIN, Antonio Alvares Soares. O celular na escola e o fim pedagógico. ed.1. Editora Atlas. São Paulo, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.