A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Leitura, Aprendizagem, Prática, PedagógicaResumo
RESUMO
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a leitura como motivadora da aprendizagem em sala de aula desde a educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, contemplando crianças de zero a três anos na creche, e de quatro a cinco anos na pré-escola, bem como e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem, que busca a valorização da capacidade e a importância da leitura desde os primeiros anos escolares como prática pedagógica, a exploração do imaginário como um elemento lúdico e o desenvolvimento do educando. Este artigo é norteado por um estudo bibliográfico sobre a temática da leitura, buscando suporte teórico metodológico, objetivando contribuir para que os alunos tenham uma proposta de ação pautada nos valores éticos, morais afetivos através do ensino da linguagem. O educador deve promover esse elo entre os envolvidos, focando no desenvolvimento da criança articulando esse cenário, mostrando formas de convivência que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano. Ainda neste trabalho serão abordados o universo construído através da leitura para contribuir com a aprendizagem.
Referências
ARAÚJO Jefferson Flora Santos; LIMA Marilia Freires. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Disponível em:<https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem>. Acesso em: 19 de mar. de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em 21 de mar. de 2024.
DIAS, Reinaldo. Fundamentos da sociologia geral. Campinas -SP; Editora Alínea, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996
FERREIRA, A. B. de H. Mini Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
FILATRO, A. As teorias pedagógicas fundamentais. In: Litto, M.F. Educação: estudo da linguagem. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação. São Paulo, Avercamp, 2005.
KENSKI, Vani. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, Papirus, 2005.
OLIVEIRA NETTO, Alvim Antônio de. Metodologia da Pesquisa Científica – Guia Prático para a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 3ª edição Florianópolis, SC: Visual Books, 2008.
ORLANDI, Eni. Os protagonistas do/no discurso. Foco e pressuposição. Série Estudos 4. Uberaba: Fac. Santo Tomás de Aquino, 1978, p.30-41.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RUSSO, Maria de Fátima. Alfabetização, um processo em construção. 6. ed.São Paulo: Saraiva, 2012.
SOUZA, Antônio Carlos; FIALHO, Francisco Antônio Pereira; OTANI, Nilo. TCC métodos e técnicas. Florianópolis, SC: Visual Books, 2007.
GRUPO LÊ. Atividades para incentivar a leitura de forma lúdica. Disponível em: <https://le.com.br/blog/atividades-para-incentivar-leitura/>. Acesso em: 28 de mar. de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.