EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS BENEFÍCIOS DA INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores

  • Adriane Silva de Abreu Oliveira
  • Cristiane Emanuela Barbosa Da Silva
  • Cristiana Silva de abreu
  • Ellen Simone Alves de Souza
  • Marinalva Paula da Silva
  • Michelli Carla De Souza
  • Neuzenir da Silva de Abreu Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2025.163

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Educação Especial, Inclusão

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo abordar a utilização das Tecnologias Assistivas como metodologia facilitadora do processo de aprendizagem de educandos com deficiência. A Tecnologia Assistiva busca proporcionar às pessoas com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, por meio da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle do ambiente, além do desenvolvimento de suas habilidades de aprendizagem. Embora o conceito seja relativamente recente, ele se refere ao conjunto de recursos e serviços que contribuem para potencializar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, favorecendo sua vida independente. O uso da Tecnologia Assistiva na educação é fundamental, pois possibilita a aprendizagem ao otimizar as potencialidades individuais de cada aluno. Esses recursos atendem ao que Vygotsky (1995) propôs em sua teoria sociocultural: a aprendizagem se constrói por meio da interação e mediação. Assim, a inserção da Tecnologia Assistiva, articulada aos contextos sociais, culturais e subjetivos, permite que o educando seja reconhecido como sujeito crítico e criativo. O presente trabalho apresenta experiências de extensão universitária voltadas à inserção da Tecnologia Assistiva, utilizando a informática como ferramenta pedagógica para apoiar crianças com deficiência intelectual e múltipla em seu desenvolvimento global.

Referências

BERSCH, R. Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva. 2008.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Necessidades Educacionais Especiais. UNESCO, 1994.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2003.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2003.

VIGOTSKI, L. S. Fundamentos de Defectología. Madri: Pueblo y Educación, 1995.

INFOR ESCOLA. Ensino-Aprendizagem por meio de computador. Disponível em: http://www.infoescola.com/educacao/ensino-aprendizagem-por-meio-do-computador/. Acesso em: 21 julho. 2025.

NOVA ESCOLA. Como a tecnologia pode ajudar a inclusão social. Acesso em: 21 julho. 2025.

PLAY TABLE – Blog Aprender Brincando. O papel da tecnologia no ambiente escolar. Acesso em: 21 julho. 2025..

Publicado

2025-09-08

Como Citar

OLIVEIRA, Adriane Silva de Abreu; SILVA, Cristiane Emanuela Barbosa Da; ABREU , Cristiana Silva de; SOUZA, Ellen Simone Alves de; SILVA, Marinalva Paula da; SOUZA, Michelli Carla De; OLIVEIRA, Neuzenir da Silva de Abreu. EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS BENEFÍCIOS DA INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 1–11, 2025. DOI: 10.69807/2966-0785.2025.163. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/163. Acesso em: 29 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.