Reflexão sobre Papel dos pais e encarregados de educação no Processo de Ensino e Aprendizagem na Escola Secundária de Moma-Sede

Autores

  • Iana Jorge Mugema

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2025.157

Palavras-chave:

Encarregado de educação, Escola, participação Escolar

Resumo

Os pais ou assim como a Escola, são duas primeiras bússolas que proporcionam à criança estímulos, visão, ambientes e modelos vitais que servem para iluminar o bem-estar de criança ou mesmo como uma referência para as suas condutas, sendo consequentemente instituições fundamentais no crescimento da criança. Este estudo é uma reflexão sobre o papel dos pais e encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem na Escola Secundária de Moma, localizada a sul da província de Nampula. O estudo tem como objectivo geral de analisar o papel dos pais e encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no distrito de Moma, província de Nampula, baseando-se na técnica de consulta de documentos e observação. Com o estudo concluiu-se que quanto maior for a participação dos pais e encarregados de educação, maior serão os resultados positivos na escolarização dos seus filhos e educandos, porem, a participação destes actores é muito inferior à necessário. Portanto, cada pai ou encarregado de educação, deseja o bem-estar do seu educando com perspectivas brilhantes.

Referências

Oliveira, I. (2013). O movimento associativo de pais: Dimensões educativas da participação nas associações. Dissertação de mestrado, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Pereira, A. Canavarro, J. Cardoso, M. & Mendonça, A. (2008). Envolvimento parental na escola e ajustamento em crianças do 1º ciclo do ensino básico. Revista Portuguesa de Pedagogia.

Rayment, T. (2006). 99 Calamidades em sala de aula e como evita-las. SBS editora.

Reis, L. (2010). A Participação da Família no contexto escolar. Monografia de Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação. Salvador, Universidade do Estado da Baia.

Rodrigues, M. (2010). A Escola Pública pode fazer a diferença. Coimbra: Edições Almedina. SA.

Silveira & Córdova (2009). Métodos de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS Editora. Porto Alegre.

Stern, J. (2007) O envolvimento dos pais no processo educacional. SDS editora.

UNESCO. (2002) Educação e cuidados na i infância: desafios grandes. Brasil,

Vygotsky, L. (1989). Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.

Publicado

2025-09-03

Como Citar

MUGEMA, Iana Jorge. Reflexão sobre Papel dos pais e encarregados de educação no Processo de Ensino e Aprendizagem na Escola Secundária de Moma-Sede. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 1–10, 2025. DOI: 10.69807/2966-0785.2025.157. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/157. Acesso em: 29 out. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.