VIOLÊNCIA ESCOLAR E SAÚDE MENTAL

Autores

  • Luciane Barai Córnia
  • Marli Aparecida Musa
  • Simone Teixeira Alves da Silva
  • Quédima Carlevaro de Souza
  • Roberta Priscilla Moraes Iacovino

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2025.156

Palavras-chave:

Violência, Saúde Mental, Escolar, Comportamento

Resumo

O presente trabalho vem abordar a violência escolar e saúde mental. A violência escolar e a saúde mental estão interligadas, com a violência afetando negativamente o bem-estar psicológico de alunos e professores, e problemas de saúde mental podendo levar a comportamentos violentos. A escola, como local de socialização e aprendizado, pode ser palco de diversas formas de violência, desde o bullying até agressões físicas, que podem gerar traumas e impactos duradouros na saúde mental. O principal objetivo desse trabalho é analisar a relação entre esses dois aspectos, investigando como a violência no ambiente escolar afeta o bem-estar psicológico de alunos e como a saúde mental pode influenciar o comportamento violento. A metodologia adotada será uma análise descritiva bibliográfica da literatura, com ênfase em livros e artigos mais atuais e relevantes. Conclui-se que a violência escolar e a saúde mental estão intimamente ligadas. A violência pode causar sérios problemas de saúde mental, e problemas de saúde mental podem aumentar o risco de violência. Para criar ambientes escolares seguros e saudáveis, é preciso combater a violência e promover a saúde mental de todos os membros da comunidade escolar, por meio de ações preventivas, de apoio e de articulação intersetorial. 

Referências

AMORIM, E. Os impactos da violência no ambiente escolar. Gestão & Educação. n.6, 2023.

ASSIS, S.G; et al. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. ed.1. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro, 2023.

BARBIERI B.C; et al. Violência escolar: uma percepção social. Revista Educação Pública, n.21, 2021.

DIAS, A.S; et al. Questões de gênero e violências na escola: Uma revisão de literatura. Research, Society andDevelopment, n.11, 2022.

LIMA, M.C; et al. Desafios no âmbito escolar com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Diálogos e Perspectivas Interventivas. 2022.

MEDEIROS, B.G; et al. A violência na escola e na família contemporânea. Revista Mediação. 2021.

MEFANO, V; et al. Inclusão e violência escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. 2023.

OLIVEIRA, G.N. Violência e educação: Identificando as principais formas de violência escolar. REIN - Revista Educação Inclusiva. 2022.

REINACH, S; BURGOS, F. Violência contra crianças e adolescentes no Brasil: A urgência da parceria entre educação e segurança pública. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 2021.

SILVA, E.H.B; NEGREIROS, F. Violência nas escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática da literatura. Revista Psicopedagogia. 2020.

Publicado

2025-09-01

Como Citar

CÓRNIA, Luciane Barai; MUSA, Marli Aparecida; SILVA, Simone Teixeira Alves da; SOUZA, Quédima Carlevaro de; IACOVINO, Roberta Priscilla Moraes. VIOLÊNCIA ESCOLAR E SAÚDE MENTAL. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 1–14, 2025. DOI: 10.69807/2966-0785.2025.156. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/156. Acesso em: 29 out. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.