O ENSINO DA GEOMETRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA, APLICADO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Michele Cristina Belém
  • Ana Cláudia Coluci
  • Dayane Teixeira da Silva Pereira
  • Caroline Rafaela Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2025.139

Palavras-chave:

Formas Geométricas, Conhecimento., Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo procurou solucionar algumas questões acerca do trabalho envolvendo o ensino das formas geométricas desde a educação infantil, tentando responder se realmente a criança aprende a medir objetos, consegue conhecer os números, tem idade para desenvolver a capacidade de discriminação visual, espera-se também que ela reconheça, compreenda e reproduza conceitos de simetria, quantidade e tamanho. O ensino da geometria é uma base para outras disciplinas, como; matemática, arte e ciências. Portanto, é fundamental começar a ensinar formas geométricas desde cedo, quando as crianças têm uma grande capacidade de adquirir conhecimento. É importante apresentar as formas básicas, como círculo, triângulo, quadrado e retângulo, e assim incluindo as demais formas conforme o processo de aprendizagem evoluir, apresentando uma visão crítica e reflexiva sobre sobre a geometria, desenvolvendo algumas possibilidades didáticas e metodológicas se como trabalhar essa prática pedagógica. O trabalho concentrou-se em uma pesquisa bibliográfica dedicada a prática pedagógica da geometria na Educação Infantil, respeitando a utilização de procedimentos e estratégias de ensino adequados à faixa etária em estudo, favorecendo assim, a desenvolvimento do raciocínio lógico, promovendo a criatividade e a oportunidade do domínio de conceitos e ideias fundamentais sobre as formas e noções espaciais.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

______ Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. vol. 3. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção de Conhecimento : metodologia científica no caminho de Habermas. 4. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,

FIGUEIRA, C. et. al. Visualização e a geometria nos primeiros anos. Programa de Formação Contínua para Professores de 1° e 2° ciclos. São Paulo, SP: IME, USP, 2007.

FONSECA, M. C. F. R. et al. O ensino de Geometria na Escola Fundamental: Três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo, SP: Pioneira, 2003.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados. 2006.

TANCREDI, R. M. S. P. A matemática na Educação Infantil: algumas ideias. In: PIROLA, Nelson Antonio; AMARO, Fernanda de Oliveira S. T. (Orgs.). Pedagogia Cidadã. São Paulo, SP: UNESP, 2006. p. 21-38.

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

Publicado

2025-07-28

Como Citar

BELÉM, Michele Cristina; COLUCI, Ana Cláudia; PEREIRA, Dayane Teixeira da Silva; RIBEIRO, Caroline Rafaela. O ENSINO DA GEOMETRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA, APLICADO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 2, n. 8, p. 1–12, 2025. DOI: 10.69807/2966-0785.2025.139. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/139. Acesso em: 31 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.