CUIDADO MULTIDISCIPLINAR AOS PACIENTES IDOSOS COM AFASIA
revisão sistemática
Palavras-chave:
Equipe Multidisciplinar, Afasia, IdosoResumo
O presente trabalho aborda sobre a importância do cuidado multidisciplinar aos pacientes idosos com afasia, de modo que se possa compreender de que maneira a atuação conjunta de profissionais de saúde otimizam o processo de tratamento e reabilitação do paciente afásico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima a ocorrência de inúmeros casos de afasia em idosos que não recebem o tratamento adequado. Tem como objetivo, analisar a importancia do cuidado da equipe multidisciplinar ao pacientes idosos afasicos. Para a elaboração deste estudo foi utilizada a pesquisa de revisão sistemática de literatura, selecionando trabalhos publicados entre os anos de 2019 e 2024, em que foram utilizadas referências de autores com trabalhos publicados na área selecionada, considerando o aparato científico necessário para as pesquisas na área da saúde. Os resultados apontam que o tratamento dispensado pelas equipes multidisciplinares aos pacientes idosos com afasia apresenta significativas evoluções do quadro clínico, contribuindo consideravelmente para que o paciente possa desfrutar de maior qualidade de vida. Espera-se que o desenvolvimento desta pesquisa tenha servido como suporte para a construção de novos conhecimentos a respeito do tratamento de idosos com afasia.
Referências
Lima SI, Cury EMG. Afasia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; 2007.
Jacobina et al. O impacto da intervenção de uma equipe multidisciplinar em saúde na qualidade de vida em paciente com acidente vascular encefálico em fase tardia – um estudo retrospectivo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.12, p. 80200-80211, dec., 2022.
Paiva, Anna Karolina Santana de. A importância da atuação do fisioterapeuta na recuperação após o acidente vascular cerebral. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v6, 2022/06.
Silva, Mikaeli Ferreira. A relevância da terapia fonoaudiológica em pacientes com afasia. Trabalho de Conclusão de Curso, Centro Universitário Anhanguera de Fortaleza, Fortaleza, 2022.
Carneiro et al. Impacto na qualidade de vida dos pacientes com afasia após acidente vascular encefálico: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Educação, Saúde e Bem-Estar, v. 01, n. 01, maio/julho 2022.
Barros, Ingrid Maria Santos. Atuação fonoaudiológica com o idoso afásico: intervenção e abordagens. Trabalho de Conclusão de Curso, Escola de Ciências Sociais e da Saúde, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.
Sampaio et al. Os impactos da afasia na atividade física da pessoa idosa. Brazilian Journal of Science and Movement. 2022;30(2) ISSN: 0103-1716.
Favoretto, Natalia Caroline. Terapia fonoaudiológica intensiva: influência na qualidade de vida e no grau de depressão de seus cuidadores/familiares. Tese (Doutorado) – Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2019.
Silveira, Arieli Bastos. Intervenção fonoaudiológica em afasia expressiva. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Rio Grande do Sul, 2018.
Rosa, Camila Thieime. Qualidade de vida em pacientes com primeiro acidente vascular cerebral isquêmico. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna, Curitiba, 2018.
Méa, Della; Fedosse, Elenir. Convivência nas afasias: movimentos e experiências em grupo interdisciplinar. Santa Maria, RS : Ed. UFSM , 2022. 1 e-book : il. - (Série Extensão).
Ardila, a.; Bernal, b.; Rosselli, M. Área Cerebral dellenguaje: una reconsideración funcional. Revista de Neurología, v. 62, n. 3, p. 97-106, 2016.
13. Jacob, S. G. Avaliação dos cuidados de Fisioterapia domiciliária em idosos vítimas de acidente vascular cerebral. Rev. Bras. Fisioter., v. 12, n. 6, p.1147-1153, 2012.
Pinto, B. C; Faria, C. Saúde, função e incapacidade em pacientes com AVC na comunidade. Diretrizes de atenção a reabilitação da pessoa com AVE. 2016.
BENSENOR et al. Prevalência de acidente vascular cerebral e de incapacidade associada no Brasil: Pesquisa nacional de saúde. Scielo. 2013.
Cancela, D. M. G. O acidente vascular cerebral: classificação, principais consequências e reabilitação. Rev. Psicol. 2008:1-19.
Jacob, S. G. Avaliação dos cuidados de Fisioterapia domiciliária em idosos vítimas de acidente vascular cerebral. Rev. Bras. Fisioter., v. 12, n. 6, p.1147-1153, 2012.
Ferreira, J. A. Desempenho pré e pós-tratamento fonoaudiológico em grupo de pacientes afásicos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Saúde Departamento de Fonoaudiologia, 2019.
Altmann, R.F. et al. Intervenção fonoaudiológica na afasia expressiva: revisão integrativa. Audiology - Communication Research. vol.24 São Paulo, 2019, Epub Julho, 04, 2019.
Silveira, a. b.; Pagliarin, K. C.; Efeito do modelo terapêutico de recuperação de palavras em um paciente afásico expressivo: relato de caso; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.