GESTÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO ESTRATÉGICA E DEMOCRATICA
DOI:
https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.29Palavras-chave:
Gestão escolar, democracia, gestor, conselho escolarResumo
Neste artigo discutiremos a questão da democracia na gestão escolar. Sabemos que muitas escolas não adotam essa prática e assim levantamos algumas possibilidades e alternativas para as escolas iniciarem ações de cunho democrático no espaço escolar. Vivemos um momento onde o “ego” e a vaidade consomem a nossa sociedade, fazendo com que a criação de um espaço escolar democrático se torne ainda mais difícil. Destacamos também a posição do gestor, como ferramenta necessário para a democratização da escola, pois entendemos que o mesmo é o responsável por iniciar o processo democrático e só será consolidado com a participação do todos os seguimentos escolares: pais, alunos e comunidade escolar. Com essa participação podemos descentralizar as decisões escolares, sempre respeitando e analisando as diversas opiniões. Acreditamos nessa debate pois a nossa sociedade ainda peca em princípios básicos de democracia, e transformando a escola, transformaremos a sociedade por completa. Desta forma não pretendemos, nem podemos aqui colocar um ponto final nessa discussão, visto que com o debate que podemos buscar os melhores caminhos que nos levem à uma escola democrática.
Referências
ANTUNES, A Aceita um Conselho? Como organizar o colegiado escolar, 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> Acesso em: 08 jun. 2024.
_______. Ministério da Educação. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
CASTIGLIONI, Vera Lúcia Baptista. Edição especial: Desafios da Gestão Escolar. In: Salto para o Futuro. Ano XXI. Boletim 17, Nov./ 2011
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri: Manole, 2014.
COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Do repressivo à construção da democracia participativa. São Paulo: Autores Associados, 2003.
GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, 1, 1994. Anais ... Brasília: MEC, 1994.
HORA, Dinair Leal. Gestão democrática na escola. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Ed. Objetiva, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: Teoria e Prática. 5ª Ed., Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
LIMA, Jozina Pires de Araújo. Gestão Democrática na escola: uma estratégia de prazer no trabalho. Dissertação de mestrado em Psicologia apresentada na Universidade Católica de Brasília, 2011.
LUCK, H. A gestão participativa na escola. São Paulo: Vozes, 2006.
_______. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Ed. Positivo. Curitiba.
NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na constituição federal. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
SCHNECKENBERG, M. O princípio democrático na atuação do diretor de escola: um estudo comparativo entre diretores eleitos e reeleitos da Rede Pública Municipal de Ensino de Ponta Grossa – PR. Campinas Unicamp, Tese de Doutorado, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.