A Diversidade: A Pedagogia de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.69807/2966-0785.2025.114Palavras-chave:
Paulo Freire, práticas pedagógicas, educaçãoResumo
A pesquisa avalia a relevância do modelo pedagógico de Paulo Freire, como objetivo abordar a educaçãosob a perspectiva do autor Paulo Freire. Busca-se caminhos alternativos por meio dos postulados do referido autor, rumo a melhorias que tornem o ensino e a aprendizagem mais eficientes e adequados à contemporaneidade singular e híbrida, onde os extremos de acesso às oportunidades são mais evidenciados e quase intransponíveis. Nesse pensamento faremos análise terá como ponto de partida a obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, à qual traz-nos propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação, especialmente àquela voltada às classes populares. Os principais achados indicam que a pedagogia de Freire é relevante para a Educação. Assim, buscamos analisar em que medida a pedagogia proposta por Paulo Freire pode ser visualizada como uma construção capaz de contribuir com a consolidação de uma pedagogia para a educação das classes populares e que pretende se afirmar como espaço/tempo privilegiado, articulados por diversos contextos subjetivos, sociais e culturais, onde os educandos poderão ser assumidos como sujeitos críticos e criativos.
Referências
FREIRE, P. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Siglo XXI, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Buenos Aires: Ediciones S.A., 1970.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Siglo XXI, 1992.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Barcelona: Gedisa, 2005
Paulo Freire e o projeto popular para o Brasil. In. CALDART, R. S.; KOLLING, E. G. PAULO FREIRE: um educador do povo. 2. ed. Veranópolis, RS: PERES, 2001b. p. 54-62.
ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica (orgs). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ:Vozes, 2004. __________A escola do campo e a pesquisa do campo: metas. In:
BRANDÃO, C. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
BRASIL.Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 36/2001.
Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília:MEC/CNE, 2002. BRASIL. Ministério da Educação.Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Diário Oficial da União, 20-12-1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
COUTINHO, Carlos Nelson. Marxismo e política: a dualidade de poderes e outros ensaios – 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005. _______ (2001) Pedagogia da Esperança (8ª edição). São Paulo: Paz e Terra.
Freire. P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50. ed. São Paulo: Cortez. 2009.
MOLINA, Mônica C. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006,p103-116 .
LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.