COLORINDO EMOÇÕES: DA ENERGIA DAS CORES À SAÚDE EMOCIONAL

Authors

Keywords:

Colorindo Emoções, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto

Abstract

O relato de experiência aqui apresentado resulta da implementação do projeto intitulado “Colorindo Emoções: da energia das cores à saúde emocional”, realizado em 2023 na Escola Cidadão Integral Técnica Francisco Ernesto do Rêgo, sob a coordenação da professora Taynnã Valentim Rodrigues, no contexto das aulas de Projeto de Vida. O propósito central foi contribuir para o aprimoramento de habilidades relacionadas à concentração, autoconhecimento e sociabilidade. Além disso, buscou-se abordar competências pertinentes ao nivelamento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, reconhecendo a relevância desses componentes para o desenvolvimento integral do processo educativo. Para isso, o projeto incluiu atividades que englobavam leitura e interpretação textual, geometria e raciocínio lógico. A iniciativa de construir o projeto, justificou sua importância ao promover no ambiente escolar processos formativos que se articulassem com as Competências Socioemocionais, essenciais para a construção de uma educação adequada ao século XXI. É possível afirmar que Colorindo Emoções cumpriu seu objetivo ao evidenciar de maneira clara e objetiva a importância do bem-estar emocional, contribuindo para o fortalecimento da Saúde Socioemocional no contexto escolar.

Author Biographies

Taynnã Valentim Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

Mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB (2019) e Especialista em Educação Étnico-racial - Educação Infantil pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2017). Possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2010-2014), tendo atuado como pesquisadora bolsista PIBIC/CNPq e monitora da disciplina Teoria da História I. Durante o período, também participou de eventos a nível local, nacional e internacional bem como de cursos de extensão e de formação complementar. Atua no ensino básico em escolas na cidade de Queimadas - PB. A professora/pesquisadora têm como área de interesse História Cultural, História da Educação e Ensino de História, com ênfase em história oral, memória, subjetividades, práticas pedagógicas, relações étnico-raciais, multiculturalismo e cultura escolar. Atualmente é membro do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR da cidade de Queimadas- PB, professora da Rede Estadual da Paraíba. Durante o período de 2020-2022 foi preceptora no Programa de Residência Pedagógica vinculado ao curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), programa financiado pela CAPES, retornando novamente na condição de preceptora em 2023. Teve atuação com supervisora no Programa de Iniciação a Docência - PIBID / UEPB durante o primeiro semestre de 2023, vinculado ao curso de História e financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ. Atualmente cursando Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Contato: taynnavalentim@gmail.com

Avaetê de Lunetta, Instituto Federal da Paraíba, IFPB, Brasil.

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad del Sol do Paraguai (UNADES), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2021), possui graduação em Biblioteconomia - Universidade Santa Cecília - Unisanta (2022), Licenciatura em Matemática - UNIASSELVI (2021), graduação em Letras/Libras (Licenciatura), pela Universidade Federal da Paraíba (2019), Especialista em Libras (Língua Brasil. de Sinais) - Tradução e Interpretação pela FAPAN - Faculdade de Paraíso do Norte (2019), Especialista em Ensino da Matemática - UniBF (2020), Especialista em Filosofia - Faculdade Futura (2020), Especialista em Matemática - FaSouza (2023). Atuou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Editor chefe da Revista OWL (OWL Journal), membro do Conselho Técnico Científico da Atena Editora e membro do corpo editorial de diversos periódicos, possuindo mais de 100 artigos publicados. Produz estudos direcionados para o ensino da matemática para surdos, unindo a Filosofia à educação inclusiva no campo da Matemática. Sua pesquisa busca não apenas promover a inclusão de alunos surdos no ensino de matemática, mas também questionar e repensar as práticas educacionais tradicionais, buscando formas mais eficazes e inclusivas de ensinar essa disciplina. A intersecção entre Filosofia e educação inclusiva no campo da Matemática, tem o potencial de gerar reflexões importantes para a comunidade acadêmica e para os profissionais da educação. Coordena o GEPED (Grupo de Estudos e pesquisas em Educação). Atualmente é Servidor Público Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. E-mail: avaete.guerra@gmail.com

References

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#estrutura. Acesso em 10 de ago. 2023.

GAZZANIGA, M. S., & HEATHERTON, T. F. Ciências Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Nova York: WW Nortan, 2003.

GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. METODOLOGIAS E CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 5, n. 8, p. e585584, 2024. DOI: 10.47820/recima21.v5i8.5584. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/5584. Acesso em: 18 ago. 2024.

HAMZE, Amélia. A Configuração Geométrica do Tangram. Canal do Educador. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/a-configuracao-geometrica-tangram.htm. Acesso em 12 de ago. 2023.

RICOEUR, Paul. O Processo Metafórico como Cognição, Imaginação e Sentimento. In: SACKS, (org.). Da Metáfora. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992

Published

2024-08-23

How to Cite

RODRIGUES, Taynnã Valentim; AVAETÊ DE LUNETTA. COLORINDO EMOÇÕES: DA ENERGIA DAS CORES À SAÚDE EMOCIONAL. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–17, 2024. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/36. Acesso em: 23 dec. 2024.

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.