GRAMA NATURAL VS. GRAMA SINTÉTICA: QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA OS ESTÁDIOS?

Autores

Palavras-chave:

Grama natural, Grama sintética, Estádios, Futebol

Resumo

Nos últimos anos, tem-se intensificado o debate acerca da escolha do tipo de grama mais apropriado para os estádios esportivos. De um lado, a grama natural, amplamente utilizada há décadas em campos de futebol em todo o mundo. Por outro lado, a grama sintética, uma alternativa mais contemporânea que vem conquistando espaço em determinadas regiões. A pesquisa sobre a comparação entre grama natural e grama sintética em estádios esportivos têm como objetivo fornecer informações relevantes para os gestores de instalações esportivas e tomadores de decisão. Estudos comparativos podem avaliar o desempenho esportivo, o custo de manutenção, a sustentabilidade ambiental e a satisfação dos usuários em relação aos dois tipos de gramado. A pesquisa em questão se valerá da metodologia bibliográfica, uma abordagem essencial para a geração de conhecimento científico em diferentes campos do saber. Ao analisar e sintetizar informações provenientes de obras já publicadas, será possível fundamentar teorias, hipóteses e conclusões no estudo em foco. Conclui-se que não há uma resposta definitiva sobre qual é a melhor opção. Ambas têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre elas dependerá das necessidades específicas do estádio e das preferências dos gestores. Independentemente da escolha feita, é fundamental garantir que a grama do estádio seja mantida em condições ideais para garantir a segurança e o desempenho dos atletas.

Referências

ANTONIO ECKER, Rafael; MARTINS CONCER, Isadora. AVALIAÇÃO DA AGILIDADE NO FUTEBOL EM JOVENS ATLETAS. Brazilian Journal of Soccer Science/Revista Brasileira de Futebol, v. 12, n. 2, 2019.

DE LUNETTA, Avaetê; GUERRA, Rodrigues. METODOLOGIAS E CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 5, n. 8, p. e585584-e585584, 2024.

DE SOUZA, Renan Bessa Maddalena et al. DO JOGO AO ESPORTE: NOTAS SOBRE O FUTEBOL SOCIETY. Revista Carioca de Educação Física, v. 13, n. 1, 2018.

MOREIRA, Geraldo Magela Delamore. A influência do gramado molhado sobre o desempenho em um teste progressivo para jogadores de futebol. 2001.

OLIVEIRA, Francine Saraiva. Manutenção de gramado esportivo. 2016.

SANTOS, Rodrigo de Miranda Monteiro et al. A superfície de jogo pode influenciar o desempenho tático de jogadores de futebol?. Revista da Educação Física/UEM, v. 24, p. 247-252, 2013.

SILVA, Cristiano Diniz da; MOREIRA, Danilo Gomes. A vantagem em casa no futebol: comparação entre o Campeonato Brasileiro e as principais ligas nacionais do mundo. 2008.

Publicado

2024-09-22

Como Citar

GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; SILVA, Fabio José Antonio; SILVA, Renan Antônio da. GRAMA NATURAL VS. GRAMA SINTÉTICA: QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA OS ESTÁDIOS?. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–10, 2024. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/44. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.