JOGOS E BRINCADEIRAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALIADAS NO PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Éricka Cristina Cardoso GONÇALVES
  • Tábata Alves Nintz RITA
  • Camila Moura Barboza da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.45

Palavras-chave:

Jogos, Brincadeiras, Leitura;, Escrita

Resumo

Esse artigo discorre sobre  fazer dos jogos e brincadeiras atividades pedagógicas que proporcionem um aprendizado mais interessante e divertido desde a educação infantil, primeiro ciclo da Educação Básica, e seus aportes no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando a valorização da capacidade e a importância de se trabalhar a leitura desde os primeiros anos escolares como prática de ensino, o desenvolvimento imaginário como um ingrediente lúdico. Esse artigo é referenciado em um estudo bibliográfico sobre o contexto das práticas pedagógicas na educação infantil, buscando suporte teórico metodológico, objetivando auxiliar para que os educadores disponham de uma proposta de ação pautada nos valores éticos, morais, afetivos através jogos e brincadeiras, lembrando que a essência da educação deve ser pautada no desenvolvimento da criança oportunizando esse cenário, apresentando maneiras de convivência que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano. Ainda neste trabalho serão abordados o universo construído através do lúdico para a aprendizagem, contribuindo com o interesse e a motivação dos alunos, além de oportunizar uma compreensão mais arraigada e duradoura dos conceitos aprendidos, buscando contribuir para a leitura e a escrita.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998. 174 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em 04 de set.de 2024.

GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação. São Paulo, Avercamp, 2005.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (ORG). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 2° ed. São Paulo: Cortez, 1997. _______________. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.

ORLANDI, Eni. Os protagonistas do/no discurso. Foco e pressuposição. Série Estudos 4. Uberaba: Fac. Santo Tomás de Aquino, 1978, p.30-41.

PACAGNAM, Lidiane. O jogo como estimulação para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Disponível em:. Acesso em 05 de set. de 2024

SANTOS, S.C. A importância do Lúdico no processo de Ensino Aprendizagem. 2010. 42f. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2010.

SANTOS, Maria Aparecida da Costa. A prática docente: reflexão acerca do ato de ensinar e aprender. Disponível em: . Acesso em 05 de set. de 2024.

SOUZA, Antônio Carlos; FIALHO, Francisco Antônio Pereira; OTANI, Nilo. TCC métodos e técnicas. Florianópolis, SC: Visual Books, 2007.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 2015.

Publicado

2024-09-23

Como Citar

GONÇALVES, Éricka Cristina Cardoso; RITA, Tábata Alves Nintz; SILVA, Camila Moura Barboza da. JOGOS E BRINCADEIRAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALIADAS NO PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. REVISTA ACADÊMICA DA LUSOFONIA, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–13, 2024. DOI: 10.69807/2966-0785.2024.45. Disponível em: https://revistaacademicadalusofonia.com/index.php/lusofonia/article/view/45. Acesso em: 4 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.